O Natal é o melhor período de vendas para quase todos os segmentos. Há demanda, isto é, há procura para presentes de todos os tipos e de todos os preços.
As vendas no final do ano, precisamente Natal e Ano Novo, são potencializadas pelo próprio encerramento do ano, pelas confraternizações, pelas brincadeiras de “Amigo Oculto”, pelos presentes institucionais e, de modo particular, pelos presentes de Natal. Some-se a isso a chegada do Décimo Terceiro Salário que, em grande parte, é usado para as compras.
O comércio possui dois grandes segmentos: o varejo físico e o varejo virtual. Neste, valem a variedade, as facilidades, a segurança tecnológica, a logística e os preços. No segmento físico, isto é, nas lojas aonde podemos ir, tocar, pegar e sentir existem algumas vantagens como a sensação de experimentar o produto ou serviço e, via de regra, poder levá-lo imediatamente.
Porém, o cliente exige muito mais: ele quer um ambiente agradável e, também, quer variedade, atendimento excelente e preços justos.
Apesar de existir mais complexidade, é nas lojas que o cliente se encontra, onde ele tem a oportunidade de vivenciar uma experiência positiva e agradável. Para quem está de dentro do balcão, o desafio é grande, pois o cliente quer variedade de estoque, quer um ambiente bonito e confortável, quer facilidades de compra e de pagamento, preços compatíveis e um atendimento positivamente inesquecível!
É fácil? Claro que não, porém, se o atendimento for cortês, competente e simpático; se o vendedor atender o cliente como este gosta de ser atendido, a chance de sucesso será enorme.
Assim, o cliente comprará, comprará mais e contará pra todo mundo.
Essa não é a receita do sucesso, mas é a receita para vender mais! Boas vendas!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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