Todos nós precisamos de informações, de trabalho e de lazer.
Descansar, fazer nada e, também, ter alguma atividade para oxigenar a mente fazem bem e nos ajudam a recarregar as baterias.
Trabalhar é importante para sustento, para o crescimento pessoal e, também, para a evolução.
E as informações são essenciais para que tenhamos parâmetros e orientações nas tomadas de decisões, quaisquer que sejam essas decisões.
Nós últimos anos, somos alvo de informações de todos os lados. Temos um smartphone nas mãos que nos conecta com o mundo em tempo real. Precisamos, porém, saber que as informações que vêm de fontes desconhecidas, por si só, já são suspeitas. Além disso, alguns órgãos de imprensa são extremamente comprometidos com um ideal, são obedientes a uma doutrina e são, por fim, papagaios, isto é, repetem algo até que as pessoas acreditem que é verdade.
Ora, todos precisamos de informações, repito. Contudo precisamos, mais ainda, de ativar um filtro para saber se aquela notícia é verdadeira, falsa ou tendenciosa. Se assim não fizermos, seremos facilmente levados como uma tropa de animais, que não sabe levantar a cabeça, esquecendo-nos de raciocinar e de questionarmos se a fonte é transparente, fidedigna ou se tem compromissos com grupos específicos e nos está usando como massa de manobra e fazendo a nossa cabeça; e, mais, influenciando-nos a repetir e a convencer outras pessoas que não pensam, apenas ouvem, e ouvem mal, sem entender a informação, sem entender a notícia.
Assim, preste atenção no que você ouve ou lê, questione, avalie e busque outras verdades antes de formar a sua opinião, antes de se decidir. Fazendo isso, você verá o quanto há de informações maldosas e tendenciosas que querem apenas o bem, o bem delas mesmas.
Ah, e quanto a você, para elas, quanto pior melhor!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
Segue a gente lá no Facebook e Instagram, tem muito mais conteúdo