Black Friday é um evento comercial que surgiu nos Estados Unidos e ocorre sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro, após o feriado nacional do Dia de Ação de Graças.
A promoção das vendas, em verdade, começava às 18 horas da quinta-feira que era feriado e durava até o final do dia seguinte. Com o tempo, muitas lojas passaram a abrir na sexta, logo nas primeiras horas.
A Black Friday, ou sexta negra, consiste numa grande liquidação, na qual as lojas físicas colocam várias mercadorias, em geral, fora de linha ou fora de moda ou com estoques reduzidos, em promoção, com preços muito convidativos.
Nos últimos anos, com o surgimento do Mercado Eletrônico, as lojas do e-commerce criaram a Cyber Monday, que se constitui na mesma promoção, porém, na segunda-feira seguinte.
No Brasil, o evento comercial Black Friday, ao contrário dos Estados Unidos, chegou através do comércio eletrônico e depois se expandiu para as lojas físicas. Muitas lojas ampliaram a promoção para Black Week, fruto de criatividade e marketing.
A promoção, hoje já consolidada, alcança empresas físicas e do comércio eletrônico. Virou moda dizer que está na Black Friday: farmácias, lojas de carros, seguradoras e até planos funerários. Todo tipo de comércio e mesmo as empresas de prestação de serviços aderem à liquidação de novembro.
Todavia é bom lembrar que uma promoção verdadeira tem que ser transparente, divulgando as vantagens reais e as cumprir. Em outras palavras: desconto de tantos por cento ou de tanto por tanto, mas que seja real e verdadeiro. Jamais iluda o cliente; não transforme a Black Friday numa bleque fraude.
Se o cliente tiver certeza que o desconto é real, ele irá comprar, e comprar muito e contar para todos.
Mas, se houver mentiras, se a promoção não for verdadeira... aí, meu amigo, cuidado!
O tiro irá direto para o seu pé!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista
www.fulvioferreira.com.br