Você sabia que o doce "palha italiana", não existe na Itália? É uma invenção brasileira. Outro exemplo, é o filé à parmegiana e também a linguiça calabresa.
Na Itália, o que lembra o prato "parmegiana" são berinjelas, normalmente fritas, com molho de tomate; a linguiça calabresa foi inventada em São Paulo e o sorvete napolitano também não existe por lá.
De certa forma, é o jeitinho brasileiro, é a nossa capacidade de adaptar e de abrasileirar produtos, conceitos e receitas estrangeiras. Um exemplo clássico e atual é a Black Friday, que consiste numa grande liquidação onde as lojas físicas colocam várias mercadorias, em geral, fora de linha ou fora de moda ou com estoques reduzidos em promoção, com preços muito convidativos. Ocorre sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro, após o feriado nacional do Dia de Ação de Graças.
No Brasil, esta promoção chegou através do mercado eletrônico e conquistou também o mercado físico. Graças à criatividade do brasileiro, a promoção que era de um dia, passou para semana, para quinzena e até para o mês inteiro. E, o pior, preços nem sempre transparentes e mercadorias atuais, o que para alguns seria uma venda antecipada do Natal, para outros, porém, é a própria canibalização da melhor data comercial do ano.
Já que é bonito falar que está na Black Friday, já que é uma ótima oportunidade para alavancar vendas, busque mostrar o valor anterior e o atual e... boas vendas.
Como a promoção está consolidada, se o cliente perceber, na sua empresa, uma “black fraude", dificilmente ele deixará de consumir na promoção, porém, ele vai rotular de desonesta a sua empresa, a sua loja.
Então cuidado! Entre na onda, mas ofereça descontos reais, seja transparente e, por fim, cuidado para não atrapalhar as suas vendas de Natal.