Por esses dias, eu fiz uma postagem incentivando as pessoas a comprar nas suas cidades, a prestigiar as lojas locais.
A repercussão foi ótima, com muitas interações, curtidas e compartilhamentos. Até aí, tudo bem. A surpresa, porém, residiu nos comentários, não necessariamente na quantidade, mas no teor dos comentários. Boa parte deles criticava a qualidade do atendimento, com questionamentos acerca da educação e do treinamento dos vendedores.
A minha mãe sempre cita a frase “os maus não são bons porque os bons não são melhores”. Isto é, parte deste sentimento, de haver mau atendimento, é porque não há envolvimento, porque não há treinamento, capacitação e reciclagem. E muitas vezes falta liderança, falta exemplo, falta ao líder, ao gestor e ao empresário buscar ser melhor, ele e a equipe. E quanto melhor eles forem, de bons se tornarem melhores, aí haverá incentivo e referência para aqueles que não são bons assim se tornarem.
É um círculo virtuoso onde todos serão melhores, mais envolvidos e mais comprometidos. E todos serão beneficiados, de modo particular o cliente que terá prazer em frequentar as lojas, ser bem atendido e, claro, comprar!
Tudo isso é simples, mas não é fácil. Da parte das equipes é necessário ter interesse e vontade; é necessário ter garra para estudar e se capacitar. Humildade para aprender e reaprender. E da parte das lideranças, dar o exemplo e incentivar todos a ir aos cursos, palestras e treinamentos.
Certamente, o resultado mostrará profissionais mais educados, mais competentes e com uma enorme capacidade de vender mais.
Bora experimentar?
Ou você não quer vender mais?