Na terça-feira (25), passei em frente a um bar que ostentava a faixa: happy hour pré-Carnaval.
O local estava cheio; a música, alta, com hits carnavalescos, e o público, muito animado. Confesso que deu vontade de parar e me juntar àquela animação toda.
Todavia, como a razão falou mais alto, segui para casa. Pensei no dia seguinte, pensei na conta bancária e virei a esquina. Mas fui me perguntando, será que aquelas pessoas não passaram por questionamentos? Ou as suas respostas foram favoráveis e elas se permitiram aproveitar o momento? Pode ser que sim, pode ser que não...
Uma coisa é fato, aquele empresário soube aproveitar muito bem uma certa fraqueza do brasileiro e já adiantou o carnaval. Aliás, esse período movimenta muito dinheiro. Na verdade, ele canaliza muitos recursos para poucos setores em detrimento de vários. Com outras palavras, muita gente à toa, sem produzir, sem trabalhar, muitas empresas fechadas, quase todas na verdade, o ócio reinando e olhe que nem feriado é, enquanto muito dinheiro vai para poucas mãos.
Uma parte significativa da população, iludida com frases e expressões como “carnaval é só uma vez no ano” ou “também merecemos”, envolve-se com festas, com lazeres e até mesmo com churrasquinho, que, aliás, está muito caro. Muitos cairão na folia como se não houvesse amanhã.
Repare uma coisa, após o carnaval, vários preços irão subir, inclusive as Prefeituras irão aumentar as propagandas para falar do IPTU. Parece que as notícias ficam escondidas para, deliberadamente, só se falar de carnaval e criar um ambiente de que estamos no melhor lugar do mundo. E o pior é que a maioria do povo acredita!
Enquanto isso, quem pode ganha dinheiro, quem tem poder faz conchavos e nós vamos cair, literalmente cair, na folia.
Em todo caso, se você é de carnaval, aproveite; se vai para um sítio, chácara ou rancho, aproveite; se vai para um retiro espiritual ou vai viajar ou se vai ficar em casa, aproveite; se vai trabalhar, bom trabalho!
Mas não se esqueça de ter moderação, juízo e respeito, afinal, não é não e, com certeza, haverá amanhã!