Realmente, é difícil conhecer todos os seus clientes. Cada um possui uma realidade, um gosto e uma vontade.
Porém, isso não é motivo para justificar um atendimento linear, padronizado e frio. Muito ao contrário, deve ser um incentivo para buscar um atendimento em que cada profissional das vendas consiga “escanear”, através de perguntas e de muita sensibilidade, as reais necessidades dos clientes, bem como os seus gostos e valores.
Em posse de informações, o vendedor poderá ser assertivo nas suas afirmações e oferecer o produto e serviço mais próximo possível das expectativas dos clientes. Em outras palavras, com pouca munição conseguirá acertar no alvo.
Contudo, para que isso ocorra, será necessário muito treinamento e capacitação, aliados à vontade de acertar, à vontade de servir. Não basta uma coisa ou outra, é importante que haja as duas: habilidades e muito zelo para com o cliente. E tanto uma competência quanto outra precisam ser constantemente aprimoradas, isto é, participar frequentemente de cursos e palestras, bem como estar vigilante e atento nas palavras, nas feições e no sorriso. Só assim o vendedor será cada vez mais competente, assertivo e dinâmico. E já está provado: quando o cliente encontra um vendedor que é profissional, ele compra e compra muito e indica a empresa para o seu círculo de relacionamento, inclusive nas redes sociais.
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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