É muito comum, especialmente em caixas e guichês, em geral onde há filas, que o atendimento seja frio e mecânico.
Quantas vezes você já ouviu “o próximo” e chega para ser atendido e se depara com uma pessoa de cara fechada, fria e automática. Até entendo que existe fila e que o atendimento precisa ser rápido e dinâmico, mas é necessário haver um tempero.
E o que eu chamo de tempero, a ação que muda, que traz mais simpatia, começa pelo sorriso, passa pelo olhar nos olhos e termina com as palavras mágicas como bom dia, muito obrigado e volte sempre!
Ora, por mais que haja fila, por mais que o atendente precise impor celeridade ao seu trabalho, um sorriso, uma simpatia, não toma tempo, muito ao contrário, fará com que a relação entre essas duas pessoas, ainda que por segundos, seja mais cortês e leve.
A educação cabe em qualquer lugar e em qualquer circunstância. E todos devemos usar os gestos, o poder do olhar, o sorriso e palavras educadas em todos os momentos, inclusive e especialmente nas relações comerciais.
Você concorda?
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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