No dia 15 de março comemora-se o Dia Internacional do Consumidor.
Esta data foi escolhida porque exatamente há 61 anos, isto é, em 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso onde defendia “que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido”.
No Brasil, o Direito Consumerista cresceu e apareceu definitivamente com a instituição do Código de Defesa do Consumidor, que passou a valer em 11 de março de 1991, portanto, há exatos 32 anos.
O Dia do Consumidor é comemorado com muito vigor uma vez que todos somos consumidores. Os empresários amadureceram muito nos últimos anos, bem como os clientes. As relações de consumo hoje são mais abertas, transparentes e respeitosas.
A frase “O cliente sempre tem razão!” é verdadeira, mas não na sua totalidade. O cliente sempre tem razão na medida e proporção do seu direito. Por outro lado, é incontestável que é o cliente quem paga as contas; isto é, o salário do vendedor, do caixa, do motorista, ou seja, todos os salários saem do bolso do cliente, através dos pagamentos das suas compras.
Então, permita-me dizer: Vossa excelência, o consumidor!
E, assim, as relações vão se estreitando, se harmonizando e amadurecendo, porque em algum tempo somos clientes e noutro somos fornecedores. O importante é realmente vivenciar, como já disse Kennedy no início da Década de 1960, os valores (hoje) legais e legítimos, entre eles a segurança, a informação, a livre escolha e o direito de ser ouvido.
Kennedy estava certo! O país mais consumista do mundo saiu na frente e levantou a bandeira do respeito ao cliente, o respeito às relações de consumo e o respeito à pessoa!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista
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