Numa roda de amigos, numa informal conversa no início do ano, alguém comentou: “... é, mas o Brasil só começa após o carnaval!” Todos concordaram, mas surgiu outro comentári “Neste ano, o Brasil só começará a funcionar após o carnaval, após o Impeachment e após as Eleições!” Em assim sendo, é hora de começar!
Particularmente, entendo que essas afirmações possuem duplo sentido. Em nossas vidas profissionais e empresariais, a coisa é diferente. Todos trabalhamos muito e todos os dias; e desde o primeiro dia do ano.
Pode até ser que na Corte, nos âmbitos políticos, a realidade seja diferente, mas aqui na base, onde estamos, é muito trabalho e dedicação! Vários problemas que faziam parte do Brasil foram “resolvidos”. Muitas pessoas e empresas que se abrigavam nas incertezas políticas perderam suas desculpas.
É hora de arregaçar as mangas! Quais são os seus planos? O que você ou a sua empresa querem? Já possui uma estratégia?
Muitos que querem alcançar um emprego, por exemplo, sequer atualizam o currículo. Não há nem um curso, tampouco uma palestra de que tenham participado há menos de dois anos.
Ora, o conhecimento do mundo aumenta em 100% a cada 3 anos. Nenhum de nós é o mesmo que era há 3 ou 4 anos; tampouco as empresas. Assim, é imperativo que todos, independentemente do cargo, da função ou da idade, se atualizem. Ler, estudar e conversar com pessoas que detêm conhecimento são ações extremamente importantes.
Estamos na “Era do Conhecimento”? Com certeza!
Vai mais longe quem tem conhecimento; vai mais longe quem sabe se vender e, acima de tudo, vai mais longe quem tem informação.
E tanto quanto esses valores, a iniciativa é de importância primordial.
Literalmente, todos nós temos que ir atrás, buscar, lutar, fazer a diferença.
Independente de data, se antes ou depois do carnaval!
Ah, e não vale apresentar desculpas, vincular atitudes e ações a possíveis fatos futuros.
Então? É hora de agir e fazer acontecer!
(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista