Dias atrás, numa daquelas noites muito quentes, quando os termômetros insistiam em não abaixar, resolvi sair e comer um sanduíche. Daqueles, tão apetitosos quanto calóricos.
Resolvi ir a uma lanchonete bem tradicional, que começou de maneira rústica e insipiente, mas com o passar do tempo cresceu. Parei meu carro numa rua lateral e caminhei até lá, escolhi uma mesa, sentei-me e esperei pelo atendimento.
Vale dizer que esta mesa era muito próxima de um belo aparelho de TV. E me distraí assistindo a uma novela da qual não sou seguidor, enquanto esperava pelo atendimento.
No intervalo da novela, resolvi observar o movimento na avenida.
Quando terminou o comercial e a novela “voltou”, apareceu um jovem e me perguntou se alguém já havia me atendido, respondi que não, na esperança de finalmente receber atendimento.
Mas, por incrível que pareça, a novela me distraiu e só me dei conta do tempo quando veio outro comercial; aí não queria mais atendimento. Levantei-me, olhei para o caixa, para alguns atendentes e fui embora.
Poucos quarteirões dali entrei numa outra lanchonete, onde fui abordado por uma gentil e simpática atendente, que de pronto me perguntou:
“Em que posso lhe servir?”.
Meus amigos, está passando da hora de entender que mercadorias não são mais vendidas. Hoje nós queremos serviços. Eu não fui em busca de lanche necessariamente, eu queria ser bem atendido primeiro, depois matar a fome.
Pessoas, antes de mais nada, querem encontrar pessoas, seja para qualquer tipo de serviço ou de mercadoria.
Querem encontrar gente, que possa olhar nos olhos, dizer bom dia, boa tarde, boa noite; receber sorrisos e compartilhar experiências. Por isso as empresas, de quaisquer ramos, precisam de gente que goste de gente, de pessoas que entendam de pessoas.
Se assim não for, mais fácil será pedir pela internet.
E você, vive se lamentando de maus atendimentos ou já resolveu se fidelizar onde o tratam bem e lhe dão o seu devido valor?
(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com