Empatia significa capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de aprender do modo como ela aprende, etc.
Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de sentir e se colocar no lugar de outra pessoa, como se estivesse vivendo a mesma situação. A partir da empatia, é possível entender os sentimentos e as emoções do outro.
Numa explicação simplista, é você se colocar no lugar do outro, é calçar as suas sandálias e percorrer o caminho pelo qual passa o seu próximo.
Empatia é uma faculdade que devemos exercer, e não é fácil. É importante começar a se colocar no lugar do outro e praticar sempre; isso o tornará mais humano, mais paciente e muito mais compreensivo.
Temos o hábito de reclamar de tudo e de todos e, não raro, em todas as circunstâncias. Mas, sempre que possível, recomenda-se exercitar a empatia: se eu estivesse no lugar do outro, como eu agiria? Será que está pesado? Será que a pessoa está cansada? Será que ela está no sol há muito tempo? Será que está com fome? Com alguma dor? São perguntas que podemos fazer e que, seguramente, as respostas nos darão um pouco mais de paciência.
É bem verdade que ninguém deve levar os seus problemas para o trabalho, muito menos descontá-los no seu cliente, no seu próximo. Porém, ter um pouco de paciência e compreensão não fará mal a ninguém, muito ao contrário.
Então, numa próxima ocasião, antes de reclamar e esbravejar, antes de criticar e antes de fazer juízo e julgar, tente se colocar no lugar do outro e tentar, ainda que minimamente, compreender o motivo daquela ação ou reação. Através do exercício da empatia, pode ser que você conceda um pouco de “desconto”, um certo perdão por aquele momento. Isso se o seu entendimento e o seu coração permitirem.
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
Segue a gente lá no Facebook e Instagram, tem muito mais conteúdo!