ARTICULISTAS

Empatia

Fúlvio Ferreira
Publicado em 07/11/2024 às 18:20
Compartilhar

Um amigo me contou que recentemente esteve em uma autoelétrica, uma empresa onde, sempre que precisa, leva o seu veículo até lá.

Eis que desta feita o defeito era bateria. Diagnosticado o problema, a troca da bateria foi autorizada. Porém, o proprietário da loja, antes da execução do serviço, foi checar o cadastro do cliente. Para a sua surpresa aquela bateria que apresentava defeito havia sido trocada 11 meses antes, ou seja, estava na garantia. Imediatamente, o empresário foi falar com meu amigo e lhe disse que a troca da bateria seria por conta da garantia.

O meu amigo, surpreso, ele não se lembrava da data, ficou muito contente pela simpatia, pela honestidade e pela empatia que para com ele foram demonstradas.

Dias atrás eu fui entregar um equipamento que havia usado por 24 horas. Estacionei o carro em frente à clínica, num estacionamento particular. Fui até lá, entreguei o referido equipamento e voltei. Ao chegar no caixa do estacionamento entreguei o ticket ao funcionário, que passou os olhos e já anunciou: sete reais. Ao olhar com mais precisão, ele observou que eu havia ficado apenas seis minutos. Para minha surpresa ele anunciou: o senhor ficou apenas seis minutos, está dentro do prazo de tolerância, vou cancelar e não é devido nenhum pagamento.

Fiquei surpreso com a conduta daquele rapaz. Imediatamente, a minha percepção sobre ele e sobre a empresa foi elevada. Com uma pequena atitude ele demonstrou honestidade e transparência; mais que isso, ele foi simpático e empático.

O valor de sete reais não faria falta para mim, tampouco para a empresa. Porém, a postura ali demonstrada foi uma prova clara e inequívoca de que existem pessoas sérias e comprometidas, bem treinadas e educadas. E que existem empresas que seguem preceitos, que possuem ética e que incentivam os seus colaboradores a praticar empatia.

Quanto a mim, saí satisfeito e com uma imensa vontade de partilhar essa história para que seja incentivo, assim como a situação vivida pelo meu amigo Allan, para que outras pessoas e empresas busquem ser justas, transparentes e pratiquem a empatia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por