Quantas e quantas vezes, no momento do fechamento da venda, o cliente nos aperta, querendo um preço especial, ou uma vantagem ou mesmo um brinde?
E não raro nos coloca em situação delicada ao dizer que é cliente antigo, que só compra lá, etc, etc.
Por mais que argumentemos sobre preço, valor, benefícios e outras estratégias, alguns clientes conseguem se superar e, por fim, ao verem que estão se encerrando os argumentos, eles soltam a seguinte frase: faça por esse preço porque na loja tal eles me fazem por esse valor; quero comprar de você, mas, se não fizer, comprarei lá!
Ora, ora, vejamos: o cliente acabou de dizer que só compra em nossa loja, que compra há muito tempo e por aí vai. Como assim, ele só compra em nossa loja, mas sabe o preço do concorrente?
Isso prova, de modo inequívoco, que é muito difícil o cliente ser 100% fiel, que o cliente é leal até o limite da sua conveniência e enquanto é vantajoso para ele.
E nos leva a refletir o quanto precisamos ser competentes e dedicados em tudo o que fazemos. E, também, além de buscar novos clientes, precisamos manter vivos, fiéis e ativos os clientes antigos, não deixando espaço para que eles pensem em buscar outras alternativas.
Para isso é necessário atender muito bem, manter o ambiente da loja impecável, oferecer preço competitivo e justo, vantagens, variedade, estoque, oferecer uma experiência positiva e, por fim, ou por início, fazer tudo isso com o coração, pois o amor constrói e mantém!
Então, faça de tudo para ter o cofre cheio de clientes!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
Segue a gente lá no Facebook e Instagram, tem muito mais conteúdo!