É muito comum fazer as contas para avaliar o que compensa mais. Por exemplo, vou viajar sozinho: tempo gasto, cansaço, investimento, conforto, segurança... compensa mais ir de carro, de avião ou de ônibus?
Fazer uma compra: pela internet ou irei até a loja?
A compra virtual será mais rápida, talvez mais barata e ficarei livre dos transtornos do trânsito, de procurar estacionamento, etc.
Ir até a loja me garantirá conversar com alguém que me poderá ouvir, me entender, terei oportunidade de tocar, pegar e sentir a mercadoria.
Por isso, é muito importante que a sua loja virtual possua uma tecnologia que seja de fácil navegação, que ofereça interação e segurança para o cliente.
Agora, para a loja física, os cuidados são maiores: comece por oferecer estacionamento, água e café, climatização dentro da loja; estoque variado, facilidades de compra, de pagamento e de entrega, e, por fim e seguramente o mais importante, tenha vendedores treinados e capacitados para oferecer tudo aquilo que o cliente espera e merece – um atendimento impecável!
Por isso, é muito importante que todos da sua equipe saibam ouvir e interpretar as necessidades e vontades do cliente, conheçam a loja, suas regras e saibam tudo que existe no estoque. O vendedor precisa entender que ele está lá para servir o cliente, para oferecer soluções e, por fim, para realizar muitas vendas.
Quando o cliente percebe essa intenção e quando o cliente sente dedicação, certamente haverá uma experiência positiva. Então, vendas serão concluídas; a satisfação será plena, e o cliente será mais um fã, seja do vendedor, da sua marca e da sua empresa.
A receita é simples e, até certo ponto, fácil, mas depende de querer, depende de agir e de ter atitude!
E você, está pronto para tomar essa decisão e fazer o melhor pelo seu cliente, pela sua equipe e pela sua empresa?
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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