Recentemente eu estava numa empresa aguardando o gestor. Na mesma área estavam quatro vendedores, dois com clientes e dois, pensando na vida, mexendo no celular, literalmente à toa.
De repente, chegou uma cliente, ela recebeu um olhar apenas de um vendedor, exatamente de um que estava ocupado. Assim que a cumprimentou, ele pediu que um colega, que estava disponível, viesse atendê-la. E o colega veio, arrastando as pernas, na maior preguiça do mundo, respondeu que não havia a mercadoria que ela queria e voltou para a sua “nobre atividade”.
Logo em seguida, chegou outro cliente que não foi saudado, olhou para os lados procurando um vendedor, mas ninguém ousou ao menos menear a cabeça e sorrir; não foi atendido e se sentou. Os vendedores que estavam ocupados terminaram e por ali ficaram; os outros dois, continuaram entretidos com os seus celulares. E o cliente impávido, pacientemente observando o ambiente e aguardando ao menos ser cumprimentado.
E assim, eu o observei por mais de vinte minutos até que o cliente se levantou, olhou para a equipe, sorriu, agradeceu e foi embora.
Fique estupefato com o baixo nível de envolvimento daqueles vendedores que fizeram absolutamente nada pelo cliente, pela empresa e por eles mesmos.
Faltou treinamento, faltou capacitação, faltou comprometimento e faltou respeito!
O cliente, certamente, foi embora decepcionado. Ainda bem que existe concorrência, que existem outras lojas, com outros profissionais.
Você, enquanto cliente, iria reclamar nas redes sociais?
Na sua empresa, será que isso acontece ou a sua equipe está afinada, motivada e bem treinada?
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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