Em tempos de muita tecnologia e evolução diária, onde cada empresário e gestor, independente do porte da empresa, procura fazer o melhor para os seus clientes, é surpreendente encontrar empresas que ainda fecham para almoço.
A presença digital não é mais facultativa ou privilégio das grandes corporações e empresas de tecnologia. Atualmente, mesmo a menor loja, num bairro distante, possui uma atuação nas redes sociais; quando não num site ou mesmo aplicativo. Todos querem ter uma presença digital forte, maiúscula; todos querem vender!
As compras digitais têm crescido sobremodo. Durante uma navegação qualquer na internet, a todo momento somos bombardeados com anúncios e ofertas de toda sorte. E, em várias ocasiões, estes comerciais nos chamam a atenção e nos levam para os seus endereços eletrônicos ou outras contas. O fato é que, não raro, acabamos por comprar.
O trabalho tecnológico é muito bem feito. Rastreiam os nossos interesses e hábitos e as ofertas acabam por ser assertivas. Aí, amigo, bingo! Já compramos. Fazemos um cadastro rápido, a tecnologia é interativa, o pagamento é facilitado e, em poucos dias, de acordo com a nossa pressa ou intenção de pagar o frete, a mercadoria chega em casa. Literalmente, é a tecnologia a favor dos clientes e das empresas.
Enquanto isso, em pleno Século XXI, ainda existem empresas que não anunciam, ainda existem empresas que atendem mal, que não informam o preço pelo telefone e, para coroar a lista de descasos com o cliente, ainda há empresas que fecham para almoço.
Eu sei que existem dificuldades operacionais em muitas empresas, que o horário de almoço é um gargalo, que todos precisam almoçar, etc, etc. Mas, também, sei que é no horário de almoço que o seu cliente vai comprar. É importante lembrar, porém, que em muitos ramos é tradição fechar para almoço. Ora, a tradição também mostra que muitas empresas perecem ao longo dos tempos por não se atualizarem...
Precisamos ter em mente que quem paga as contas das empresas e dos seus colaboradores são os clientes. E que muitos clientes aproveitam os seus horários de almoço para, ainda, ir fazer compras presencialmente. Jamais perca a oportunidade de servir ao seu cliente, de apresentar soluções. Organize-se e apresente ao seu cliente a melhor experiência possível.
Então, quem não quer o ocaso do seu negócio, quem não quer ver a sua empresa ir a bancarrota precisa se atualizar. Ter forte presença digital, atender muito bem em qualquer situação, seja no físico, seja no virtual, e possuir o maior tempo possível de atendimento; isto é, fechar para almoço é coisa do século passado. A regra agora é apresentar conveniências, soluções e vender!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes