O que mais se ouve nestes dias é Feliz Natal!.
Nas lojas, na rua, no local de trabalho, na confraternização da empresa, na reunião de amigos, na família, enfim, é Feliz Natal por todo lado!
Cabe lembrar que Natal significa nascimento.
A princípio é uma saudação ao nascimento de Jesus Cristo. Num segundo momento se reveste de uma reverência ao próprio Menino Jesus.
Mas o real significado talvez seja a necessidade e a oportunidade de haver um Natal dentro de cada um de nós. Sim, um renascimento da verdade, da justiça e da caridade. Um renascimento do amor em nossos corações. Mas que esse conjunto de valores não se limite ao dia 25 de dezembro, que ele seja real, efetivo e verdadeiro todos os dias a partir do nascimento, a partir do Natal.
Vamos às compras e vamos às festas. Curtir com amigos e familiares, comer e beber. Trocar presentes, afagos e até juras de amor, mas que tudo seja verdadeiro, seja da "boca pra dentro", isto é, seja lá do coração. Que as festas, as comidas e os presentes sejam para celebrar o nascimento, ou melhor, para celebrar o renascimento de Jesus representado pelos valores morais, éticos como o respeito, a fraternidade, a caridade e o amor para com todos e não para quem nos é conveniente.
Então, boa sorte! Tomara que o seu coração seja morada perene de todos os ideais pregados e vivenciados por Jesus Cristo.
Feliz Natal!
(*) Empresário, palestrante e treinador de equipes