O mês de junho é marcado pelas festas Juninas.
O termo, Festa Junina, tem origem nas festas joaninas que eram as festas em homenagem a São João. Portanto, junina vem de joanina e não tem, necessariamente, ligação com junho.
Assim, a festa junina pode ser em julho sem ser chamada de Julhina, em que pese ocorrer no sétimo mês do ano.
As festas juninas tem origem pagã e estão relacionadas com as cerimônias ligadas ao solstício de verão na Europa que antecedia as colheitas. As festas foram aos poucos sendo absorvidas pela Igreja Católica e se propagaram Brasil afora, ou Brasil adentro, através dos colonizadores Portugueses. As festas estão por todo o Brasil, de modo mais acentuado do Sudeste até o Nordeste com destaque para os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia. Algumas cidades possuem festas municipais que duram dias e fazem parte do calendário oficial do turismo; as Festas Juninas são muito grandes e muito populares e só perdem para o Carnaval.
Independente de religião são festas onde a alegria reina, onde os cheiros e sabores são maravilhosos e onde há oportunidade de exercer o trabalho e a caridade ao próximo visto que a maioria dessas festas possuem caráter filantrópico.
Então, qualquer que seja a sua motivação "bora" curtir e aproveitar as festas juninas que fazem muito bem ao paladar, ao visual e ao coração.
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes.
Segue a gente lá no Facebook e Instagram, tem muito mais conteúdo