Você sabe o que é fluxo?
Na linguagem empresarial, fluxo é a quantidade de pessoas que frequentam e/ou circulam pelo seu estabelecimento. A medição de quantidade é por hora, dia e mês.
Todos nós sabemos que as empresas precisam oferecer conforto para seus clientes. Um café de sabor e aroma diferenciados, água gelada, ar condicionado, facilidades de compra, de pagamento, entrega em domicílio e estacionamento são algumas dessas comodidades muito apreciadas pelos consumidores.
Porém, talvez a mais antiga e, às vezes, esquecida pelos vendedores é a cortesia. Os clientes querem todas as facilidades e comodidades que a empresa puder oferecer, inclusive preço atrativo, mas de nada valerá se não houver simpatia e educação por parte de todos da loja. Equipes que são acolhedoras, que trabalham como um time, ou melhor, como uma verdadeira família, têm sucesso e conseguem converter fluxo, isto é, conseguem converter talvez uma simples visita à loja em negócios, em compras.
Pesquisas indicam que o preço está, em média, na quarta colocação no ranking de importância que o cliente dá; em primeiro lugar vem o atendimento.
Então, valorize e invista em conforto e comodidade para seus clientes, mas não abra mão, jamais, da qualidade do atendimento. Treine suas equipes, qualifique, recicle e capacite. Carros não compram, carros levam pessoas, então gere fluxo dentro da sua empresa. Quando há competência, quando há simpatia e gentileza, loja cheia significa, sim, muito mais vendas!
(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista