O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma tradicional festa norte-americana que surgiu nas Ilhas Britânicas e é reproduzida em diferentes países, inclusive no Brasil.
Essa festa acontece no dia 31 de outubro e é marcada por crianças que se fantasiam de monstros e saem à procura de doces.
O Halloween tem um significado duplo, que combina as antigas tradições celtas com a celebração católica da “Véspera de Todos os Santos”. Inicialmente, era um festival celta, chamado Samhain, que marcava o fim do verão e o ano novo celta, e acreditava-se que o véu entre os mundos dos vivos e dos mortos se tornava tênue, permitindo o contato com espíritos.
Para os cristãos atuais, as práticas de Halloween são vistas como o oposto dos ensinamentos bíblicos, que aconselham evitar o mal e as forças espirituais malignas, e em vez disso, devem glorificar a Deus e celebrar a vida e a vitória de Jesus sobre a morte.
Feliz ou infelizmente, celebrar o Halloween no Brasil já se tornou costume nas escolas, empresas, restaurantes e no comércio em geral, que se apresenta através das decorações, das promoções e das lojas que vendem artigos de época.
O costume cresceu tanto que já há algum tempo o saci se tornou um ilustre desconhecido.
Halloween, Dia de Todos Santos, Dia de Finados, no fundo no fundo há uma estreita ligação entre eles. Assim como no nosso país: a bruxa está solta, sem vassoura mas com capa, o povo, apesar de tolo, nem sempre é santo e, por fim, a elite vermelha espera que todos sejamos finados, finados na esperança e nos sonhos!
E caça às bruxas continua...