Você conhece alguém que, em sã consciência, goste de receber cobranças? Sim...
Você conhece alguém que, em sã consciência, goste de receber cobranças? Sim, conhece algum maluco que, porventura, goste de atender à campainha e se deparar com um cobrador? Ou entre as correspondências recebidas encontrar cartas de cobrança? Ou mesmo receber cobrança pelo telefone?
É claro que a sua resposta é não.
Em verdade e em linhas gerais só atrasa o pagamento de alguma conta quem teve um atrapalho, uma dificuldade qualquer que o impediu de honrar a tempo aquela conta. Até porque quando isso acontece haverá problemas; seja uma cobrança, o corte da prestação do serviço e inclusive o registro do nome da pessoa em órgãos de proteção ao crédito; como o SPC, por exemplo.
Mas é fato que atualmente isto tem ocorrido mais do que se pensa. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas tem, sistematicamente, passado por situações como estas citadas. Se isso ocorrer é claro que será lamentável, mas também não será o fim do mundo. A melhor coisa a ser feita é pagar a conta o mais breve possível, mas enquanto isso não puder ser realizado mantenha contato com a empresa, se explique e apenas faça nova promessa de pagamento se você tiver condições de cumprir.
Não fuja do cobrador nem da realidade. A melhor alternativa é negociar. Procure a loja ou a empresa e converse, exponha sua situação e peça ajuda.
Posso lhe garantir que a maioria delas estará pronta a colaborar e, em muitos casos, reparcelar o seu débito. Assim, você terá chances de se reerguer, voltar a ser adimplente e voltar a ser um comprador.
Porque satisfação não paga dívidas, mas mostra sua boa-fé.
(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista