O assunto Inteligência Artificial é falado e comentado há um bom tempo. Desde meados de 2023 ele ganhou força e veio chegando e tomando conta dos noticiários, das rodas universitárias e empresariais entre outras.
Num primeiro momento, parecia um assunto profético, uma previsão de algo que iria chegar daqui uns anos, mas, surpreendentemente, a Inteligência Artificial chegou e pronto, e ai daqueles que se negarem a aceitar e até aprender sobre o assunto. Cheguei a achar graça quando eu podia, pelo meu celular, sem a necessidade de um aplicativo, apagar pessoas das fotos, ou mudar a cor do céu, ou até mesmo desenhar e escrever. Mas isso é só um tira-gosto. Atendimento telefônico, assistente virtual e uma infinidade de outras aplicações estão disponíveis por todo lado, em muitos deles colocando em risco vários empregos.
No varejo, as aplicações também são diversas. Eu, particularmente, não sou dos mais adeptos, tampouco dos mais céticos, porém, no varejo físico, entendo que ao menos num ponto ainda vai demorar um tempo para a máquina entender sentimentos e olhar nos olhos. E talvez esta seja a última barreira.
Por isso é importante que quem está à frente de uma loja, quem está no atendimento direto com pessoas, goste de pessoas e seja especialista em gente. Sobre isso já disse o psiquiatra suíço Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.
E você, vai continuar tentando ser uma máquina de atendimento ou vai despejar carinho e atenção quando estiver diante de alguém que também tem coração, sentimentos e vontades?
Pense nisso, aprimore suas técnicas, mas, acima de tudo, trate pessoas como pessoas, porque gente gosta de gente e o amor sempre constrói!