Já fazem alguns dias que galerias, shoppings e várias lojas estão enfeitados.
Uns dias atrás, as lojas de variedades e artigos de época estavam pra lá de diversificadas: havia produtos para halloween, para campanha política de dois candidatos, para Copa do Mundo e para o Natal. A sazonalidade estava muito bem representada e havia estoque para atender aos variados gostos de todos os clientes.
É sabido que o Natal é a melhor época para as vendas, que é a expressão máxima da sazonalidade, isto é, algo que acontece em períodos específicos. Isso explica a antecipação da decoração; o intuito é criar o clima de Natal e já informar e preparar os clientes para essa época, que envolve corações, sentimentos, alegria e troca de presentes.
Nesse quesito, o varejo deve se posicionar estrategicamente no sentido de apresentar variedade, facilidade e muita comodidade para o cliente. O fato é que as compras vão ocorrer, que as vendas serão maiores, mas a dúvida é se essa movimentação toda será na minha loja, será no meio físico ou virtual.
Para “puxar a sardinha para o seu lado”, o empreendedor deve fazer publicidade, preparar a loja, deixando-a limpa, bem iluminada, decorada e bem estocada; a equipe deve estar bem treinada e motivada para, enfim, dar um show de atendimento.
É fácil? Claro que não, mas, se essas dicas forem seguidas, eu asseguro que as empresas que as cumprirem terão sucesso, muitas vendas e irão superar as expectativas dos clientes, que vão comprar, e comprar muito, e indicar a sua loja para os amigos!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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