Já faz alguns dias que galerias, shoppings e todas as lojas estão enfeitadas; em muitas cidades, algumas praças e ruas comerciais estão bem iluminadas, trazendo o clima de Natal.
As lojas de variedades e artigos de época estão para lá de diversificadas: com muitos produtos natalinos e estoque para atender aos variados gostos de todos os clientes.
É sabido que o Natal é a melhor época para as vendas, que é a expressão máxima da sazonalidade, ou seja, as vendas são maiores em praticamente todos os ramos.
Isso explica a decoração das lojas, a maior variedade e até os horários expandidos; o intuito é criar o clima de Natal e vender mais. Motivos não faltam: além do próprio Natal em si, as empresas presenteiam; tem as brincadeiras de “amigo invisível” e outras tantas razões que são oportunidades de maiores vendas.
Nesse quesito, o varejo deve se posicionar estrategicamente no sentido de apresentar variedade, facilidade e muita comodidade para o cliente. O fato é que as compras vão ocorrer, que as vendas serão maiores, mas a dúvida é se essa movimentação toda será na minha loja, será no meio físico ou no virtual.
Para “puxar a sardinha para o seu lado”, o empreendedor deve fazer publicidade, preparar a loja, deixando-a limpa, bem iluminada, decorada e bem estocada; a equipe deve estar bem treinada e motivada para, enfim, dar um show de atendimento.
É fácil? Claro que não, mas, se essas dicas forem seguidas, eu asseguro que as empresas que as cumprirem terão sucesso, muitas vendas e irão superar as expectativas dos clientes que vão comprar, e comprar muito e indicar a sua loja para os amigos!