Não raro chegamos em algum estabelecimento e está cheio e o atendimento demora.
Essa situação pode ocorrer numa loja, numa padaria e mesmo em repartições públicas. Muitas empresas estão com alguns colaboradores a menos, seja por ajustes internos, seja por economia.
Outra situação comum é o excesso de movimento em horários específicos e em dias especiais. Muitos clientes procuram empresas no horário de almoço, aproveitando suas folgas para este fim, mas é importante lembrar que os funcionários das empresas também almoçam.
Horários de pico em alguns estabelecimentos como padarias e restaurantes também são momentos delicados e é difícil colocar colaboradores para apenas esses períodos. Cito também, como ilustração, as empresas de manutenção e limpeza de veículos e salões de beleza, estabelecimentos que invariavelmente estão cheios aos sábados.
O cliente sempre tem pressa, mas, se os atendentes das empresas, apresentarem gentileza e sorrisos, certamente os clientes continuarão com pressa, mas, ao menos, se sentirão importantes pois um simples meneio de cabeça e um sorriso fazem toda a diferença.
A loja pode estar cheia, mas que nunca faltem amor, carinho e vontade de servir!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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