Vez por outra alguém desabafa comigo situações ocorridas no âmbito comercial. Desta feita...
Vez por outra alguém desabafa comigo situações ocorridas no âmbito comercial. Desta feita, uma amiga me ligou e contou seus dissabores recentes.
Ela precisava encomendar algumas peças para o uniforme da sua empresa. Buscou na sua lista mental e manteve contato com as primeiras, exatamente com as empresas mais lembradas. Explicou sua necessidade e ficou aguardando o contato posterior com o orçamento. Passaram-se dois dias, três... uma semana e nada de receber resposta.
Essa amiga, quando me ligou, estava inconformada para não dizer indignada, e com razão!
Lamentavelmente, nenhuma das empresas sequer deu retorno, uma satisfação ao menos.
Ver os clientes com toda a atenção e carinho! Isto é regra!
Pode ser que o pedido da minha amiga fosse pequeno, pode ser que por uma razão ou outra a empresa não tivesse interesse, até aí tudo bem; mas deixá-la sem resposta não, isto é desrespeito com o cliente.
Inadmissível!
Ainda bem que ela não desistiu e procurou outras empresas onde foi bem acolhida.
No mercado de século XXI, em tempos de globalização onde a informação é a melhor ferramenta, a transparência e a ética são fundamentais. Em qualquer tipo de atendimento, público ou privado, é importante que sempre, sempre se dê atenção para todos, especialmente para o cliente; ainda que a resposta seja negativa ou nem sempre do agrado.
O que não se pode é deixar o consumidor vendo navios...
Se pediram orçamento, se solicitaram qualquer informação, responda! Dê a atenção devida e, se puder, supere positivamente as expectativas do cliente.
Com outras palavras, "ninguém é obrigado a tratar, mas se tratar, tem que cumprir!
(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista