Vez por outra, alguém desabafa comigo situações ocorridas no âmbito comercial. Desta feita, uma amiga me ligou e contou seus dissabores recentes.
Ela precisava encomendar algumas peças para o uniforme da sua empresa. Buscou na sua lista mental e manteve contato com as primeiras, exatamente com as mais lembradas. Explicou sua necessidade e ficou aguardando o contato posterior, com o orçamento. Passaram-se dois dias, três... uma semana, e nada de receber resposta.
Essa amiga, quando me ligou, estava inconformada, para não dizer indignada, e com razão! Lamentavelmente, nenhuma das empresas sequer deu retorno, uma satisfação ao menos.
Ver os clientes com toda a atenção e carinho! Isto é regra!
Pode ser que o pedido da minha amiga fosse pequeno, pode ser que, por uma razão ou outra, a empresa não tivesse interesse; até aí tudo bem. Mas deixá-la sem resposta, não; isto é desrespeito com o cliente.
Inadmissível!
Ainda bem que ela não desistiu e insistiu e procurou outras empresas aqui da cidade, onde foi bem acolhida.
No mercado do Século XXI, em tempos de globalização, onde a informação é a melhor ferramenta, a transparência e a ética são fundamentais. Em qualquer tipo de atendimento é importante que sempre, sempre se dê atenção para todos, especialmente para o cliente, ainda que a resposta seja negativa ou nem sempre do agrado.
O que não se pode é deixar o consumidor vendo navios...
Se pediram orçamento, se solicitaram qualquer informação, responda! Dê a atenção devida e, se puder, supere positivamente as expectativas do cliente.
Com outras palavras, “ninguém é obrigado a tratar, mas, se tratar, tem que cumprir!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista
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