ARTICULISTAS

Nossa Senhora

Fúlvio Ferreira
Publicado em 15/10/2024 às 19:03
Compartilhar

No dia 12 de outubro foi feriado, muitos reclamaram porque caiu logo no sábado...

Brincadeiras à parte, muitas pessoas, infelizmente não sabem sequer que feriado é esse.

Em agosto de 1822, Dom Pedro I foi do Rio de Janeiro para São Paulo com a intenção de acalmar os ânimos de revoltosos que exigiam a independência do Brasil. O clima estava tão tenso que o Príncipe, pessoalmente, foi até lá para conversar e negociar. Porém, no caminho também ele exerceu essa habilidade, inclusive em várias cidades do Vale do Paraíba.

Conta a história que Dom Pedro passou em Aparecida para visitar a conhecida “Capela da Santa”, onde se colocou em plena oração, pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Conceição, fazendo suas preces, e como principal promessa que, ao completar o processo da independência, ele iria decretar Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, além de consagrar a nação à Virgem Maria caso as negociações na província paulista dessem certo.

A história de aparição da santinha remonta 1717, nada mais justo que 100 anos depois, mesmo naquele tempo, que já houvesse uma fé e crença na mãe de Jesus.

Como a aparição se deu num dia 12 de outubro, essa data ficou marcada como a celebração daquela que tanto fez pelas pessoas, inclusive para aquelas que a ela se recorreram, de modo particular a Dom Pedro.

A data de 12 de outubro foi, então, instituída como feriado nacional em 1923 em homenagem à padroeira, consolidando seu papel não apenas como um ícone religioso, mas também como um símbolo de identidade nacional.

No dia 12 de outubro do mesmo ano, a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, sediou um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países. Era o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento. O Dia das Crianças foi oficializado em 1924, mas só ganhou relevância a partir de 1950 com campanhas de marketing.

Então, se você tiver alguma fé em Nossa Senhora, é hora de agradecer; se você tiver alguma criança na família, é hora de dispensar algum tempo a ela e, se possível, presenteá-la. 

De qualquer modo, se não houver uma coisa ou outra, reze pelo Brasil e pelas crianças de acordo com a sua fé, afinal, estamos precisando e, de quebra, desejo que tenha sido um bom feriado!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por