Qualquer empresa precisa ter um propósito, um objetivo. Ganhar dinheiro é consequência.
No passado, as empresas, quer fossem comerciais, quer fossem industriais, tinham como objetivo gerar lucro. Com o passar dos tempos, as pessoas, de modo particular os empreendedores, perceberam que o lucro era uma consequência de um trabalho bem feito que agradasse aos clientes. Isso fez com que surgisse uma cultura diferente dentro das organizações. As empresas passaram a entender que elas são feitas de pessoas que servem a pessoas.
Surgiram, então, os valores e a missão de cada empresa.
“Qual é o propósito do meu negócio?”
Esta pergunta passou a ser feita pelos empresários que viam a importância da qualidade na prestação do serviço, que viam a necessidade de o cliente ficar satisfeito com o produto adquirido.
Não basta uma loja vender artigos de boa qualidade. Uma loja responsável e sintonizada com o cliente quer ter a certeza de que ele, o cliente, teve uma boa experiência na loja e que está satisfeito com aquilo que comprou.
Imagine-se levando sua família para jantar, para comer uma pizza, por exemplo. Você quer que a pizza seja excelente, massa leve, recheio farto, tempero na medida, tamanho compatível...
Mas, também, quer que haja variedade nas bebidas para agradar a todos; você quer, ainda, que o serviço seja impecável, o preço justo, que haja higiene, limpeza, etc, etc.
E o empresário precisa entender que apenas o conjunto trará a real satisfação para o cliente. Agradar em partes fará com que o cliente fique parcialmente satisfeito e não volte ao estabelecimento. Isto é uma tarefa difícil e desafiadora, ou seja, levar plena satisfação para os clientes. Em verdade, esta deve ser a sua meta, o seu objetiv agradar aos seus clientes, desde um simples contato inicial, ou consulta de preço, por exemplo, até a efetiva e real compra.
Lembre-se: quando o cliente é atendido por uma equipe bem treinada, quando o cliente se sente importante, ele comprará, falará bem de você e se tornará fã da sua empresa e da sua marca, afinal ele entendeu que a sua equipe e a sua empresa querem, acima de tudo, proporcionar experiências agradáveis e satisfazê-lo ao máximo.
O lucro é consequência!