É incrível como um sorriso faz bem. Você chega a um ponto qualquer de atendimento e é recebido por alguém que, antes de mais nada, o acolhe com um sorriso e com uma saudação sincera.
Tenho em amigo que adora ligar para um profissional que sempre atende o telefone com uma saudação pra lá de animada.
Diz ele: Fulano de tal, bom dia!
Ele sempre demonstra alegria e animação e contagia quem está do outro lado. Isso é uma maneira maravilhosa de abrir qualquer diálogo e introduzir uma negociação. Isso sem falar na alegria de quem é saudado desta maneira, por se sentir valorizado.
No balcão de uma loja, a mesma coisa deve acontecer, receber as pessoas com sorriso e com uma saudação enfática, envolvente e verdadeira. Isso, de cara, quebra o gelo e demonstra que o cliente é bem-vindo e muito importante. Isso vale para qualquer tipo de atendimento, do serviço público ao de saúde, de um advogado ao guichê de uma rodoviária; enfim, todos devem irradiar alegria e contagiar o próximo. Isso, além de valorizar o cliente ou paciente, mostra, de maneira inequívoca, que ele é o centro das atenções e receberá todo o cuidado necessário para ter as suas vontades e necessidades atendidas.
É bem verdade que isso não é fácil. É importante saber que os problemas devem ficar à parte; não se envolver com outras atividades na hora do atendimento é fundamental para que qualquer pessoa faça um bom atendimento. Ter conhecimentos técnicos sobre os seus produtos, serviços ou mercadorias dará condições de oferecer um ótimo atendimento. Agora, o profissional que quer ter sucesso, que quer oferecer um atendimento impecável, deve ser simpático, atencioso, saber olhar nos olhos e sorrir com sinceridade, mostrando amor ao que faz e respeito ao cliente; esse é o caminho para que haja um excelente atendimento.
Então, não economize sorrisos, faz bem para os negócios, para você e, em especial, para os clientes!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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