“Feriados prolongados” são boas oportunidades para se demonstrar a importância do comércio.
Em que pese a relevância capital da Sexta-Feira da Paixão, há muitas empresas, especialmente nos grandes centros, que abrem suas portas.
Quantas e quantas pessoas se dirigem até uma padaria para buscar um pão quentinho ou uma quitanda fresquinha?
E outros que, mesmo sob a tradição religiosa, resolvem pedir uma comida diferente?
E como seria se a farmácia estivesse fechada?
Ou se o transporte público, municipal ou interestadual, não funcionasse?
De igual forma, hospitais, policiais militares e bombeiros?
Enquanto descansamos, sempre há alguém trabalhando. E o oposto é verdadeiro, sem que haja prejuízo para ninguém.
Assim funciona o comércio, sempre pronto para atender às necessidades da população; da alimentação ao lazer.
Transferir a produção do campo ou da indústria até os consumidores finais é tarefa do comércio. Isso se chama varejo. Porém, a tarefa de cada loja, através dos vendedores, vai mais além. Cada profissional do varejo precisa ouvir os seus clientes, precisa entendê-los, para enfim ofertar as melhores soluções para as suas necessidades. Cada cliente possui o seu jeito peculiar, suas vontades, suas necessidades e, também, algumas carências. E cabe ao vendedor ser assertivo no atendimento. Quando tudo dá certo, o cliente entende que teve uma ótima experiência de compra, ou, com outras palavras, quando o cliente tem suas expectativas atendidas, ele sai da loja muito satisfeito e recomenda aquela empresa e aquele vendedor a todos os seus amigos. É o mesmo que dizer: sucesso total!
Nas suas próximas compras, experimente dizer para o vendedor ou para o atendente, especialmente se for fora do horário comercial ou num feriado: muito obrigado por estar aqui para me atender. Eu tenho certeza que a história será outra! Você vai perceber que aquele profissional se agigantará e fará de tudo para que o seu atendimento seja o melhor, que seja inesquecível!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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