Em todos os segmentos, inclusive profissionais, treinamento e dedicação são essenciais.
Um aluno, para ter êxito nas provas, precisa ser todo atenção quando o professor explica a matéria; precisa estudar e fazer exercícios para realmente assimilar o conteúdo.
Um atleta, um jogador de futebol, precisa se exercitar, melhorar a sua resistência física, aprender técnicas e táticas, precisa treinar, inclusive com grupo, para haver integração e sucesso nos jogos.
De igual forma, um profissional das vendas precisa estudar o produto ou serviço, precisa conhecer a fundo o que ele vende, sabendo detalhes técnicos, composição, qualidade e resistência, entre outros. Ele precisa conhecer o mercado, os players e, inclusive, os produtos concorrentes. Precisa conhecer também sobre o cliente.
Pode até ser que um aluno, só em prestar a atenção nas explicações do professor, já consiga aprender e se sair bem nas provas. Porém, se ele ler, pesquisar e estudar, se ele se debruçar sobre o assunto, certamente aprenderá mais e terá mais sucesso nas avaliações.
Lá no esporte, no futebol por exemplo, há garotos que desde a tenra idade demonstram habilidades acima da média, crianças que encantam pela habilidade que possuem. Alguns dizem: parece que nasceu sabendo. Pode até ser, mas, se houver preparo, capacitação, disciplina e muito treinamento, certamente esse garoto irá muito mais longe.
No balcão, nas vendas, é a mesma coisa. No passado, formava-se um vendedor em dois ou três dias de curso; ou com poucas semanas, acompanhando alguém mais experiente. Hoje várias imposições surgiram: há legislação que regulamenta o varejo, a ética e o respeito; o cliente se tornou exigente porque ele tem conhecimento e poder de compra, o que o faz, mais do que nunca, o verdadeiro rei. Então, para se ter sucesso nas vendas, é necessário saber apenas uma coisa: TUDO!
Sim, cada vendedor, cada vendedora, precisa saber tudo e de tudo sobre o seu negócio, conhecer a fundo a empresa que trabalha, conhecer o mercado, fornecedores, concorrentes, o que há na internet, preços, condições, facilidades e até as ofertas. Além disso, precisa saber ouvir e entender o cliente para, aí sim, poder oferecer as melhores opções, sendo assertivo e demonstrando competência e conhecimento.
Junte a tudo isso: sorriso, simpatia e comprometimento, aí você seguramente terá sucesso nas vendas.
Então, lembre-se: para vender mais, você precisa se dedicar mais!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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