A maioria das empresas comerciais do Brasil é composta por micro e pequenas empresas. E como tais encontram uma série de dificuldades.
De modo particular nas microempresas, é muito comum encontrar apenas uma pessoa no estabelecimento. E essa pessoa faz praticamente tudo: atende, repõe mercadorias, vende, embrulha, recebe, limpa a loja, etc, etc.
Isso traz um grande cansaço. E o cliente entende isso; fato é que é comum chegar a uma pequena loja e encontrar o vendedor, ou atendente ou mesmo o empreendedor, sentado. O cliente entende e respeita; ele aceita que a pessoa esteja sentada, afinal, é justo que o profissional da loja se sente um pouco e descanse. Realmente, não é fácil ficar 10 horas em pé, com raros momentos de descanso.
Até aí, tudo bem. O que é inaceitável é que o vendedor permaneça sentado após a chegada do cliente. Imagine-se chegando a uma pequena loja, onde você entra, olha para um lado, olha para o outro e, de repente, ouve uma voz num ponto da empresa, dizendo “fique à vontade” ou “você queria ver alguma coisa”. Já começou errado: se você está sentado, descansando ou mesmo fazendo outra coisa, tudo bem; porém, se o cliente entrou, levante-se imediatamente, vá ao encontro dele, sorrindo, e o saúde adequadamente. Comece bem, com dedicação, atenção e carinho; eu garanto, meia venda está garantida.
O oposto, infelizmente, é real: pessoa sentada continua sentada quando chega um cliente. E mais, conversa sentada e só se levanta se não tiver mais jeito.
E pior: com aquela cara de “vá embora”. O cliente percebe isso, o cliente sente essa reação, que é até repulsiva. Como resultado, o cliente sai insatisfeito e pode até falar mal do estabelecimento, e com razão.
Então, pode descansar, mas, se o cliente chegar, pule da cadeira e dê um show, um show de atendimento! Assim você colherá muitas vendas e terá cada vez mais clientes.
Boas vendas!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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