Talvez a primavera seja a estação mais cantada, mais citada e mais poetizada entre todas.
Em verdade, é a estação das flores; uma estação quente que traz consigo as chuvas e a beleza das plantas. É uma estação onde tudo se renova…
Em 1977, Chico Buarque e Milton Nascimento, na obra “Cio da Terra”, escreveram: “Afagar a terra, conhecer os desejos da terra, cio da terra, propícia estação, e fecundar o chão”.
O poeta José Fortuna disse:
“Terra tombada, solo sagrado, chão quente, esperando que a semente venha lhe cobrir de flor”; e continua: “o vermelho se faz verde, vem o botão vem a flor, depois da flor a semente, o pão do trabalhador”.
Essas poesias nos fazem lembrar que tudo é cíclico; num momento, podemos estar no inverno da vida, mas noutro estaremos na primavera, no verão! Tudo vai depender do tempo, do plantio e do trabalho.
Pode ser que você esteja vivendo tempos de seca, tempos de aridez, tempos de escassez, mas, com fé, garra e determinação, esse tempo vai passar. E, após muito trabalho, a mudança vai chegar; “Um mais um é sempre mais que dois”, já diziam Ronaldo Bastos e Beto Guedes lá nos idos de 1970. Isto é, para sair deste momento, para deixar de patinhar na vida, é “preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana, sempre” (Milton Nascimento e Fernando Brant).
Levante a cabeça e siga, olhe por cima dos problemas e encare os desafios; enxergue a sua vitória. Plante, regue e cuide. Dê tempo ao tempo para que, com o milagre de Deus, a semente se torne flor, se torne fruto.
A receita é simples, mas não é fácil.
E você, está preparado para transformar a sua vida, inclusive profissional, numa bela primavera?
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
Segue a gente lá no Facebook e Instagram, tem muito mais conteúdo!