Chegamos ao meio do mês de julho. Estudantes de férias, os dias voltando a ser quentes...
Chegamos ao meio do mês de julho. Estudantes de férias, os dias voltando a ser quentes e o comércio fazendo as promoções.
Apesar de faltar mais de 5 meses para o fim do ano os empresários estão de olho no Natal. Muitos ramos precisam que as compras sejam feitas agora. Outros, aqueles cuja influência da estação é grande, precisam renovar as vitrines.
Com isso aparecem as promoções. Período muito aguardado pelos clientes porque surgem vantagens reais. Muitas lojas oferecem descontos maiores do que o normal, outras um brinde ou uma vantagem além dos prazos para pagamento.
Mas é fato que o recurso Promoção é muito bom tanto para as lojas quanto para os clientes.
Para as lojas porque aumentam as vendas; tanto parceladas quanto à vista. Isso aumenta o giro das mercadorias, cresce o fluxo de clientes na loja, reforça o capital de giro, renova vitrines e por aí vai.
E é muito bom também para os clientes porque conseguirão comprar produtos com preços menores, terão vantagens diversas e prazos diferentes entre outros.
Tenho um amigo que gosta muito de roupas de marcas famosas. Porém ele mesmo diz que não se atreve a comprá-las no lançamento, mas quando entram em promoção aí ele enxerga vantagens porque os preços ficam muito próximos das marcas comuns; aí realmente é vantajoso.
Há quem opte por comprar carros já que as lojas oferecem o tanque cheio, a transferência e o IPVA pagos, por exemplo. Algumas entregam um acessório a sua escolha além de descontos realmente interessantes.
Basta um passeio pelas áreas comerciais para se ver vitrines bem chamativas, normalmente com pinturas, faixas e cartazes informando as vantagens.
Vale a pena também prestar atenção nos meios de comunicação porque é importante que as lojas que estão em promoção divulguem e informem quais são os benefícios oferecidos neste período.
Lojistas e vendedores aguardando os clientes.
E os clientes em busca de vantagens reais.
Sabe qual será o resultado?
Aumento do movimento e satisfação dos dois lados.
Boas compras!
(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista