Eu quero ir à festa para comer bastante!
Opa, será ótimo ir àquela palestra, o lanche é da hora!
Uhu! Festa de casamento! Olha os doces aí!...
Essas expressões revelam nitidamente intenções equivocadas. É bem verdade que numa festa há comida, porém, o mais importante é o relacionamento, o bate-papo entre as pessoas. Da mesma forma, a sua presença numa palestra não deve ter como objetivo o lanche, e sim buscar conhecimentos e aprendizados. Isso vale também para uma festa de casamento, uma celebração religiosa, uma reunião...
Enfim, para o melhor aproveitamento das oportunidades, é necessário que você foque o objetivo principal do evento. Certamente, a celebração, a interação entre as pessoas, o conhecimento a ser adquirido, a amizade a ser estreitada, tudo isso é mais importante que os comes e bebes, que as fotos ou que as postagens.
Não podemos confundir o objetivo principal com aquilo que é secundário. A moldura não é mais importante que o quadro, “não é o servo maior que o Senhor” (Jo 13,16).
Esse objetivo maior, essa intenção de buscar coisas maiores se chama propósito, que é “aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito”.
Assim, deve o médico, em primeiro lugar, buscar promover a saúde; o atleta, praticar o esporte e buscar a vitória; o vendedor, alcançar as expectativas do cliente. Dinheiro, reconhecimento ou fama são consequências de um trabalho bem feito, de um trabalho feito com garra, com determinação, com profissionalismo e amor!
E por falar nisso, qual é o seu propósito?