ARTICULISTAS

Qual é a melhor tecnologia?

Fulvio Ferreira
Publicado em 25/01/2024 às 20:29
Compartilhar

Durante uma entrevista, o entrevistador me lançou a seguinte pergunta:

“Qual é a melhor tecnologia, na atualidade, para o varejo?”.

Respondi:

Levando em consideração a multiplicidade de segmentos, a variedade de ramos e a diversidade cultural de um país continental como o Brasil, aliado às condições financeiras da esmagadora maioria das empresas varejistas compostas basicamente por micro e pequenas empresas, a resposta, por mais que pareça ser complexa, é simples.

Precisamos nos lembrar que, nesse brasilzão de meu Deus, muitas empresas possuem uma fragilidade financeira muito grande: não têm estoque, não têm saúde financeira, sem capital de giro e muitas vezes sem crédito. Ainda hoje há estabelecimentos que sequer possuem um computador; falar em informática ou investir em tecnologia de ponta, para alguns, é algo surreal, completamente distante da realidade.

Claro que a tecnologia é indispensável; ela abrevia processos, otimiza a administração, aumenta as vendas e talvez até o lucro. Mas nada disso fluirá bem se o empresário, se o varejista e todos da sua equipe não utilizarem a melhor das tecnologias, a mais rápida, mais atual e, ao mesmo tempo, mais antiga. Não haverá equipamento nenhum que consiga alavancar sucesso de qualquer empresa varejista, que possua atendimento presencial, se todos da equipe não utilizarem o talento divino de olhar nos olhos!

Exatamente! A melhor tecnologia que pode ser usada no varejo é, sem sombra de dúvidas, olhar nos olhos do cliente, ouvir o cliente, dar a ele toda a atenção do mundo, pois, no momento do atendimento, no momento da venda, o que há de mais importante é alcançar as expectativas do cliente e superá-las, sendo o mais assertivo possível para que todas as necessidades e vontades do rei, isto é, do cliente, sejam atendidas.

Entendeu? A tecnologia e os equipamentos de ponta são apenas ferramentas que o ser humano chamado vendedor utilizará para atender e satisfazer outro ser humano chamado cliente.

Quem já entendeu isso, com certeza, faz parte do seleto clube dos melhores vendedores, aqueles que não possuem clientes, eles possuem amigos e fãs, pois sabem ouvir, entender e fechar vendas, sempre olhando nos olhos.

 Fulvio Ferreira

Empresário, palestrante e treinador de equipes

Segue a gente lá no Facebook e Instagram, tem muito mais conteúdo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por