Dias atrás, fui a uma empresa adquirir um serviço. A empresa existe há mais de 15 anos, é bem localizada e tem uma estrutura física muito boa.
Cheguei até ao balcão de atendimento e perguntei sobre o serviço que precisava. A atendente confirmou o meu pedido e foi efetivar a encomenda. Imediatamente, fui preencher o cheque para fazer o pagamento. Ao ver o talonário, a atendente mudou o semblante e disse que só poderia receber cheque se fosse de uma empresa cadastrada ou se a gerente ou a dona autorizassem; que não recebiam cheque de qualquer um. Eu olhei espantado para ela e fechei a cara. Para piorar, ela achou que eu não tivesse entendido e repetiu: "Não recebemos cheque de qualquer um."
Agradeci e virei as costas pensando como aquela moça é carente de formação, de informação e de semancol. Na cara dura, ela disse ao cliente que ele é qualquer um.
Vale a pena a reflexã
Qualquer que seja a sua profissão ou função, qualquer que seja o seu ramo de atuação é necessário lembrar que, em geral, pessoas atendem pessoas, gente cuida de gente; e gente quer ser bem atendida.
Então, a partir de agora, pense antes de falar. Fale com clareza, atenção e gentileza mesmo que seja para negar algo para o cliente. Seja transparente, mas educado. E, por fim, trate o cliente como ele quer ser tratado e merece ser tratado.
Ou será que gentileza e atenção não vendem e não fidelizam o cliente?
(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista