Faltam poucas semanas para o Natal e apenas uma a mais para o ano novo.
Todas as datas sazonais e comemorativas já ficaram para trás, agora é a reta final. Praticamente dezembro já chegou e toda a expectativa criada ao longo do ano espera-se que finalmente seja cumprida.
Os dias das Mães, dos Namorados, dos Pais, da Criança e até Black Friday já se foram; agora é Natal!
É imperativo que as lojas estejam bonitas: limpas, bem iluminadas, com vitrines atrativas e com uma decoração pra lá de atrativa. O estoque precisa ser variado; de mercadorias básicas, aquelas que vendem por si só, até as novidades, os lançamentos passando também por opções que possuam um apelo de preço baixo.
Também é importante que as empresas tenham facilidades para pagamento, entrega e montagem se for o caso. O cliente é ansioso, jamais demore na entrega do produto sob pena de haver desilusão. Faça tudo que estiver ao seu alcance para agradar e superar as expectativas do cliente. Lembre-se: cliente satisfeito compra mais e ainda conta prá todo mundo, inclusive nas redes sociais.
Se o seu negócio recebe encomendas, apenas trate aquilo que você tiver condições de cumprir. Seja ético, honesto e transparente. Ninguém é obrigado a tratar, mas se tratar tem que cumprir.
Em linhas gerais quando a empresa, através dos seus colaboradores e líderes, busca fazer tudo o que tiver que ser feito, da melhor maneira possível, ela facilmente estabelece um atalho entre a satisfação do cliente e as suas ações comerciais.
O último ponto a ser tratado e não menos importante, aliás, talvez seja o primeiro em grau de importância é o atendimento. Quantas e quantas vezes você já saiu de uma loja no meio de um atendimento por pura falta de zelo e atenção por parte do vendedor. Então, capacitar e reciclar a sua equipe de venda não é gasto, é investimento em quem está na linha de frente, em quem terá a habilidade para mostrar a mercadoria, superar os obstáculos e finalmente fechar vendas.
Não perca tempo! Levante-se, inspire otimismo e vá contagiar a sua equipe para que ela cuide do cliente, da abordagem, passando pela venda até a cortesia de o acompanhar até a porta.
Gentileza gera gentileza e fecha negócios!