Uma das belas habilidades que todo vendedor deve ter é saber falar, ouvir e calar.
Eu quero chamar a atenção para uma dessas características, que é a capacidade de ouvir.
Quando se ouve, quando se ouve com atenção, consegue-se processar a informação e preparar a resposta; para o vendedor, essa resposta, na maioria das vezes, traduz-se numa solução que vem através da oferta de algum produto ou de algum serviço.
Essa parte da venda é muito importante, porque não se deve ouvir o cliente pelas metades, temos que o ouvir de maneira plena, de maneira completa. Ouvir toda a história para depois apresentar uma solução, apresentar uma mercadoria.
E essa conexão vai demonstrar que o vendedor está 100% comprometido com o seu trabalho, está totalmente ligado às necessidades e as vontades do cliente. Em outras palavras, vai mostrar e demonstrar que este profissional está ali para resolver situações e problemas.
Quando o cliente percebe isso, quando o cliente sente que o vendedor está mesmo ao seu dispor e pronto para apresentar alternativas positivas, o relacionamento comercial se torna mais intenso, mais profundo, porém mais rápido. O vendedor não perderá tempo e, também, não tomará tempo do seu cliente.
Quando o vendedor ouve o cliente, quando ouve a história, Ele a entende e a processa; ele, o vendedor, será mais assertivo e certamente fechará a venda. Aliás, fechará também uma venda adicional.
Então, ’bora ouvir o cliente e fazer mais vendas?
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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