É incrível, mas ainda há vendedores que cumprimentam os seus clientes com um ultrapassado e grosseiro “pois não”; ou “às suas ordens”.
Lá na década de 1970 e até meados de 1980 ainda eram comuns essas expressões. Naquele tempo, as relações entre clientes e vendedores eram frias, distantes e mecânicas.
Com o passar do tempo e com a evolução das pessoas e das coisas, encontramos, hoje, relações modernas e muito mais respeitosas.
O vendedor não mais é visto como alguém que está ali apenas para “tomar” o dinheiro do cliente, e sim como um profissional que conhece mercado, que conhece o que vende e que também conhece muito e respeita o cliente, suas vontades e necessidades.
Por outro lado, o cliente não é mais apenas uma fonte de renda, de vendas e de comissão; o cliente é o alvo do trabalho da empresa e, de modo particular, do vendedor. Ao cliente, toda a atenção, carinho e respeito.
E você, pensa assim? Acredita que o vendedor é só um simples operador do varejo ou enxerga nele um profissional capacitado e pronto para ajudá-lo(a)?
E você, vendedor, como enxerga o cliente? Ele é apenas “o próximo”, mais um na fila do atendimento, mais um a ser abatido ou você o enxerga e o trata como uma pessoa específica, com seus gostos particulares e perfil próprio?
Pense nisso! Talvez a resposta lhe possa indicar um caminho melhor, seja como cliente, seja como profissional de vendas.
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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