Numa definição figurada, isto é, trazida da vivência popular, ferrugem significa “falta de instrução, ócio”.
Já a palavra lodo representa “caráter daquilo que degrada”.
Recentemente, num breve diálogo com um amigo, gerente de uma tradicional loja, ele me disse que havia comentado com o gestor da sua empresa que estava precisando se atualizar; ele, sua equipe e o proprietário também.
Há coisas que estão prontas, um prato, uma refeição, por exemplo. Outras estão em constante evolução, em permanente crescimento, como, por exemplo, o ser humano.
Qualquer profissional, por melhor que tenha sido a sua capacitação, a sua graduação, ele deve se manter ativo e ávido por novas informações que serão amadurecidas pela prática e transformadas em conhecimento, em sabedoria.
Porém, o dia a dia com seus desafios e a própria correria de cada dia nos levam a deixar de lado as novas capacitações, os novos aprendizados e as reciclagens. E o resultado é que, aos poucos, vamos ficando para trás. Isso porque em todos os dias há pessoas que estão se atualizando e buscando aprender mais, crescer e chegar ao topo.
Então, não importa se você é o melhor ou o maior, se a sua equipe é nota 10 e a sua empresa, referência; busque sempre se atualizar, seja para se manter no alto, seja para efetivamente alcançá-lo! Ficar parado, olhando para o vento, trará ferrugem, e ficar sem se mexer vai transformar em lodo!
É, Kleber, você tem razão, depois de um tempo parado, todos precisam de reciclagem, treinamento e capacitação, seja o gestor, o gerente ou o vendedor.
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
Segue a gente lá no Facebook e no Instagram, tem muito mais conteúdo!