Particularmente entendo que, em muitas ocasiões, uma loja cheia pode gerar uma certa espera para os clientes e, consequentemente, fila para o atendimento.
Até aí, tudo bem. O que não justifica é que não se dê atenção ao cliente, ao menos um “bom-dia” ou “boa-tarde”, ou mesmo um aceno ou um sorriso. Esse contato é extremamente importante e necessário; simboliza atenção e respeito.
Ora, se o cliente está na empresa, significa que, por uma razão ou outra, ele a escolheu. E não cabe dizer se o cliente precisa da empresa ou se a empresa precisa do cliente. Muito diferente disso, a empresa foi feita para o cliente e este para ela. E, assim sendo, todos precisam demonstrar carinho, atenção e gentileza uns para com os outros, porém a iniciativa deve partir das pessoas que lá estão para servir. Sim, o cliente deve ser servido! Mesmo que, eventualmente, ele tenha que esperar um pouco. Mas que a espera seja agradável ou, no mínimo, simpática.
Muitos estabelecimentos, de modo particular restaurantes, hotéis e empresas de prestação de serviços, instalam salas de espera ou ambientes de convivência onde quem espera tem à sua disposição uma cadeira, um sofá, água, café, Wi-Fi, televisão e por aí vai. Quanto mais conveniência, melhor; quanto mais conforto, mais satisfação, melhor será a experiência dos seus clientes. Lembrando que é o cliente quem paga as contas.
Pense em você e na sua família, se você for maltratado, voltará àquela empresa?
Pois então, bora proporcionar o melhor para o seu cliente, afinal o cliente quer, espera e merece show; show de atendimento, de simpatia e de cortesia!