Na semana passada, o apresentador Silvio Santos voltou a gravar o seu programa de auditório.
Batizado como Senor Abravanel, o carioca Silvio Santos foi camelô vendedor nos anos 1940, na cidade do Rio de Janeiro. Muito dedicado e comunicativo, em paralelo às atividades de vendedor e empreendedor, ele passou a frequentar o rádio. Na década de 1950, foi conhecer São Paulo e assinou o seu primeiro Contrato de Trabalho, isso em 1954. Suas atividades empreendedoras continuavam e, cada vez mais fortes, em 1956 assumiu o Baú da Felicidade. É também um dos pioneiros na televisão brasileira.
Em 1961, ele já era sucesso na TV Paulista, onde transferiu o seu programa noturno para os domingos, com brincadeiras e prêmios, com base no Baú da Felicidade. Em 1966, a TV Globo comprou a TV Paulista e o programa continuou. Em 1972, ele adquiriu 50% da TV Record, que foi trampolim para conseguir o seu próprio canal, em 1975. Finalmente, em 1981, foi ao ar a sua própria emissora, o SBT, Sistema Brasileiro de Televisão. Em 1993, o Programa Silvio Santos entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o programa mais duradouro da televisão brasileira. Naquele ano, o programa completou 31 anos. Hoje, o programa Silvio Santos está beirando os 60 anos de idade.
Com o arrefecimento das restrições sanitárias, de modo particular na cidade de São Paulo, e no alto dos seus 90 anos, surpreendentemente Silvio Santos voltou a gravar o seu programa. Ele chegou aos estúdios da sua empresa animado e bem disposto. Sorridente, ele cumprimentou todas as pessoas, que, emocionadamente, o saudaram com muita alegria.
O programa foi ao ar no domingo, dia 1º de agosto de 2021. A sua imagem, retocada por cirurgias plásticas, aplicações de botox, harmonização facial e muita maquiagem, escondia ao menos uns 20 anos da sua idade. A sua impostação de voz, por vezes, condenava a idade. Porém, a sua alegria em estar no palco, comandando um programa e fazendo o que gosta, mostrou que Silvio Santos ainda é o mesmo!
Aqui não nos cabe criticar, dizendo que ele deveria estar em casa, de pijama, “com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar”, como escreveu Raul Seixas em 1973. Alguém pode, porém, comentar que é muita ganância ou vaidade.
Mas, convenhamos, é um presente de Deus alcançar esta idade, com saúde, lucidez e disposição para o trabalho. Sorrindo ele faz o que gosta, diverte pessoas e segue na sua missão de vida de alegrar as pessoas como o maior comunicador brasileiro de todos os tempos. Um grande empresário, que, apesar das críticas e preconceitos, jamais se afastou do seu propósito e daquilo em que acredita.
Seja como apresentador de programas, seja como empresário, Silvio Santos é um exemplo para todos nós. Uma referência para qualquer profissional que dia a dia encontra dificuldades, mas não deve perder o seu norte, o seu objetivo, fazendo o que deve ser feito com a maior dedicação possível, onde a competência, alegria e o profissionalismo devem ser características essenciais.
Se o sucesso tem receita, ela foi escrita por Silvio Santos!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes