O poeta Vinicius de Morais escreveu em 1959 o poema “Receita de Mulher”. O texto inicia dizend “as muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”.
Peço licença à sua memória e à sua obra para plagiar:
As pessoas pouco agradáveis que me perdoem, mas simpatia durante o atendimento é fundamental!
Seja você um vendedor de uma loja, atendente de um guichê de rodoviária, bancário, funcionário público ou secretária de um médico ou dentista, não importa, o sorriso e a simpatia têm que prevalecer. Qualquer atividade onde exista contato com pessoas, onde alguém atende alguém, nesta relação deve haver simpatia, respeito e atenção. Isto é o mínimo que se espera de quem atende; que esta pessoa tenha conhecimento daquilo que faz e o faça da melhor maneira possível, sempre com sorrisos e com capacidade de ouvir e responder tudo o que for perguntado.
É fácil? Claro que não!
Por diversas vezes, as pessoas que estão na ponta, à frente, no atendimento, vão se deparar com outras mal-educadas, mal-humoradas e, por vezes, até grosseiras. É importante que não haja o alinhamento de vibração, de energia. Se algo acontecer durante o atendimento que desandar, cabe ao vendedor, ao atendente, manter-se impávido, calmo e equilibrado. Estas características formam, no mínimo, uma receita poderosa para se alcançar o sucesso em todo e qualquer atendimento com pessoas difíceis.
Mesmo se você estiver com problemas, e é normal que os tenha, não os transfira para outras pessoas; isso só irá piorar as coisas.
Apesar das dificuldades, apesar dos desafios, atender, vender e resolver problemas fazem parte do dia a dia profissional de quase 90% das atividades profissionais. Então, mudar de trabalho não resolve. Mudar a si mesmo, buscando atitude proativa, equilíbrio e tranquilidade, o tornará mais calmo para fazer o que você faz da melhor maneira possível, sempre com muita dedicação, competência e capacitação.
Afinal, durante o atendimento, simpatia é fundamental!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes