Uma das expressões que mais ouvimos dentro de uma loja é “só estou dando uma olhadinha!”. Em geral, acontece quando o cliente está olhando, mas não quer maiores envolvimentos.
Via de regra, um estabelecimento comercial, especialmente o chamado varejo mole, isto é, as empresas que vendem produtos de consumo final como as lojas de confecções, calçados e a própria linha branca, por exemplo, possuem vitrines. E devem ser muito bonitas e chamativas para que possam atrair os olhares e a atenção dos clientes.
As vitrines são os primeiros vendedores de uma loja. O objetivo principal da vitrine é encantar o cliente, literalmente “roubar a cena” e convencê-lo a entrar. Aí o cliente entra. Por vezes, ele quer atendimento imediato; noutras situações, quer primeiro conhecer a loja, caminhar e ver outros produtos. Este é um momento importante, o vendedor precisa de muita sabedoria; se demorar na abordagem, o cliente se sentirá preterido; se for muito rápido, ele poderá ficar assustado e falar “obrigado, só estou dando uma olhadinha”.
Para situações como esta e para tantas outras, é necessário que o vendedor tenha muito treinamento, capacitação e conhecimento para avaliar quando deve chegar, quando deve sorrir ou apenas menear a cabeça. Porém, em todas as situações, o vendedor precisa ter equilíbrio emocional para suportar adversidades; deve ter conhecimentos técnicos sobre as mercadorias e serviços, para poder responder a todas as perguntas dos clientes, e muita motivação para atender, esclarecer, orientar e, claro, vender.
De posse destas características e fazendo valer o seu talento e simpatia, o vendedor será assertivo; ainda assim, o cliente poderá até dizer que está apenas dando uma olhadinha, mas, com certeza, olhará com mais atenção, ouvirá o vendedor e, certamente, comprará!
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes
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