Em praticamente todas as cidades do país, as lojas estão com horários ampliados para uma melhor conveniência por parte dos clientes, sejam lojas de ruas, de galerias e centros comerciais, sejam as lojas dos shoppings.
Festas, confraternizações e o Natal formam a melhor época comercial do ano. É um período em que as pessoas ficam mais solidárias, mais sensíveis e mais amáveis. É também quando as pessoas têm mais dinheiro; o próprio abono de Natal, também chamado de Décimo Terceiro, ajuda, mas também muitas pessoas guardam dinheiro para esse período. O fato é que todo o conjunto forma um clima de maior consumo, que é potencializado pelo Natal, pelas festas e pelas atividades “amigo invisível” entre outros.
As variedades de compra são diversas. Há opções mais simples, mais baratas, outras mais sofisticadas e mais caras. De modo geral, todo o varejo se beneficia, pois “há cliente para tudo”. Há quem irá comprar uma lembrancinha, mas também há o cliente que comprará uma joia cara ou mesmo um carro.
Neste período, todo o comércio precisa estar pronto para vender tudo e para todos. As lojas devem estar bonitas, bem iluminadas e bem decoradas. O estoque variado com facilidades de pagamentos e as equipes das empresas, os vendedores de modo particular, devem estar bem treinados, bem reciclados e motivados. É importante também que o empresário comunique aos clientes todas as vantagens do seu estabelecimento. Isto é, que ele faça propaganda!
“Quando a fome encontra a vontade de comer”, ou seja, quando o cliente tem, ainda que uma leve intenção de comprar; quando há motivação; quando ele encontra uma loja “prontinha” com estoque variado e vendedores prontos a servir, aí haverá negócios. Haverá cliente satisfeito, vendas feitas e felicidade para todos!
É simples, mas tem que querer!
É preciso cuidar de todos os detalhes com atenção; capacitar e incentivar as equipes e, acima de tudo, estender um tapete vermelho e tratar o cliente como ele quer ser tratado, afinal cliente satisfeito compra, compra mais e ainda indica a sua loja e o seu atendimento.
A receita está dada; “bora” praticar e vender muito?!