Neste sábado, celebraremos mais um feriado. Dia de lazer, dia de descanso, dia de curtir.
Muitas pessoas, em verdade, estão reclamando, não queriam o feriado. Não queriam que o feriado caísse no sábado; deveria ser na sexta para que o fim de semana fosse maior uma vez que a maioria esmagadora das pessoas não trabalha aos sábados.
Fato é que poucas pessoas sabem a razão deste feriado. No dia 21 de abril se comemora o dia de Tiradentes que foi um dos inconfidentes, seguramente o que mais se expôs e que foi enforcado e esquartejado. Posteriormente, já no período republicano, foi transformado em mártir. O nome de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade brasileiro, conhecido como Livro dos Heróis da Pátria. Isto significa que oficialmente Tiradentes é um herói nacional.
A Inconfidência Mineira, da qual Tiradentes e outros tantos foram militantes, foi uma revolta que teve origem na capitania de Minas Gerais em pleno ciclo do ouro. Tinha como principais motivos a execução da derrama, que era a cobrança extorsiva de altos impostos sobre a extração do ouro, abusos, entre eles os políticos por parte do domínio português. Com o crescimento do movimento, muito se falava em separação de Portugal. A conspiração foi abafada e encerrada com o enforcamento de Tiradentes, em 1792.
Infelizmente, quase nada sabemos da nossa história, pouco sabemos do nosso presente e fica a interrogação, para que lado será o nosso futuro?
Para onde vão nos conduzir?
Ou, que futuro permitiremos que nos imponham.
Sem dúvidas, precisamos estudar um pouco mais, precisamos nos envolver com o presente para garantirmos um futuro melhor!
A partir de agora!
(*) Palestrante, empresário e consultor em comércio varejista