Como qualquer visitante de Shopping, após circular pelos corredores de um shopping, namorar vitrines – afinal, eu também sou um shopper –, fui à Praça de Alimentação.
Não tive dificuldade em escolher o restaurante, visto que eu estava com fome e o aspecto visual de um dos restaurantes me agradou.
Olhando no painel, eu escolhi o prato e a bebida e fui ao caixa. O valor total foi de 65 reais e trinta centavos. A “moça do caixa” me perguntou se eu tinha 30 centavos; pesarosamente, respondi que não. Ela revirou a gaveta, mexeu e conseguiu o troco.
Após pegar o dinheiro e as moedas, calmamente, olhei para ela e perguntei: – Qual é a sua função aqui?
Sem nenhuma hesitação, respondeu:
– Sou caixa.
Além da sua inocência, ela demonstrou não ter recebido nenhum treinamento para ser nada além do que caixa. Facilmente, ela teria me vendido alguma sobremesa que custaria, no mínimo, 15 reais, ou seja, bastaria ter me oferecido mais algum produto, que ela teria feito uma venda adicional, cujo valor seria cerca de 20% a mais da venda inicial.
Este é apenas um exemplo da necessidade de haver treinamento e reciclagem constantes para todos os colaboradores, de todas as empresas.
E este é apenas um exemplo da necessidade de que haja a conscientização de que TODOS numa empresa devem ser vendedores!
A empresa ter boa estrutura é uma obrigação;
A empresa ter bons produtos e serviços é também uma obrigação;
Da mesma sorte que divulgar é obrigação, ter facilidades de venda e pagamentos também o é.
Agora, atender muitíssimo bem e mostrar iniciativa perante o cliente é, simplesmente, fator de sobrevivência, pois, “acreditar é essencial, mas ter atitude é o que faz a diferença”.
E você, está disposto a agir?
Fulvio Ferreira
Empresário, palestrante e treinador de equipes